Les Amants Regulaires

Imagem
A beleza e o chame de Louis é inegavelmente um atrativo, para tietes de atores franceses como eu.
Os Amantes Constantes é mais um filme que me faz constatar que os diretores franceses são artistas plásticos de pinturas em movimento. Eu não sei, eles têm um olhar, eles realmente sabem como captar um um espectador pela magia nas imagens e na construção das cenas, na troca de olhares entre os atores, em gestos simples, em cenas simples arquitetadas com tanta delicadeza mesmo que a história em si não seja tão forte quanto as imagens, mas afinal, se cinema fosse só roteiro, o que seria? [não me atirem pedras, favor.]
 
Imagem
 
Ainda dou sete e meio pelos seguintes erros, na minha insignificante opinião: 
 
1: François [personagem de Louis Garrel] poderia ter sido mais. Ele é caracterizado como um poeta e um revolucionário, mas se perde não sendo nem um nem outro, seus poemas são pouco mostrados [que que tem a ver?], e eu pensei que como um artista ele pudesse ter um papel mais importante na revolução, já que o filme se passa em 68/69. 
 
2: O filme começa com uma ideia utópica e com um teor político para depois esse ser esquecido, a tentativa de misturar amor e política não deu muito certo, pois em um momento do filme a revolução fica totalmente esquecida. 
 
3: Eu esperava novas ideias acerca do movimento revolucionário francês, talvez tivesse sido mais interessante de Philipe Garrel tivesse nos mostrado novos ângulos sobre a revolução e não o velho utopismo juvenil. Minha opinião é bem amarga, confesso, mas eu não sou muito ativista e sou muito desacreditada, e todo sabemos que o sonho comunista nunca se concretizou de fato.
 
Como já foi dito, é um belo trabalho visual, eu não achei entendiante, apesar das três horas de filme, não, eu não consegui assistir tudo de uma vez, mas não por ser chato e sim por falta de tempo. Pensei que ia me decepcionar, mas eu não consigo dizer que o filme é ruim ou que não gostei, me desagradou alguns pontos, talvez se tivesse sido somente uma história de amor [a de François e Lillie] teria sido adorável do começo ao fim, toda a história deles é simples, mas encantadora.
 
Recomendação: não assista se você estiver esperando um filme cheio de surpresas. Muita gente fica dizendo que o filme é chato porque é simples, não tem um grande climax, ou um grande suspense sobre nada, não é um filme intenso, é simples, delicado, minimalista.
 
Imagem
Deixe um comentário

